quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Programas Sociais



CRAS


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a responsável pelos serviços socioassistenciais da SUAS nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social nos municípios. Mas infelizmente é difícil encontrar informações dele aqui na cidade.
Sua principal função, é prevenir que ocorra situações consideradas vulneráveis e de risco social aqui na cidade de Iguatemi – MS.

Seu principal trabalho é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), dando auxílio e orientações as famílias para prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, eles buscam reunir pessoas que estão na mesma faixa etária (crianças, adolescentes ou idosos) para desenvolver determinadas ações em grupos.
 


Em outras palavras, as principais funções do CRAS em Iguatemi – MS: Centro De Referencia Da Assistência Social são:

Fazer a oferta do serviço PAIF e outros programas e/ou projetos socioassitenciais;                  Fazer a articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local;                     
Fazer a prevenção de risco em toda a cidade;                                                                          
Garantir direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.
É através dele que famílias consideradas em situação de extrema pobreza (que estão incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria), tem acesso a serviços para cadastrar e acompanhar os programas de transferência de renda. Atualmente, o Brasil possui quase 8.000 unidades espalhadas por todo território nacional.




Bom de Bola, Bom na Escola


O projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM) está completando sete anos de existência e, ao longo deste período, já atendeu 2.382 adolescentes de 12 a 17 anos. O programa tem como objetivo integrar a sociedade e a Polícia Militar, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura e a paz, o esporte e o lazer.


O “Bom de Bola, Bom na Escola” teve início no ano de 2010 e, atualmente, integra as ações da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM) da Polícia Militar, tendo como parceiros a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Fundação de Esporte e Lazer de MS (Fundesporte).
Com o “Bom de Bola, Bom na Escola”, a filosofia do policiamento comunitário se fortalece e aproxima o policial da comunidade. Atualmente, os batalhões da PM da Capital e do interior vem utilizando os procedimentos comunitários para conquistar a confiança das comunidades gradativamente e, consequentemente, reduzir os índices de criminalidade. 
Atualmente oito municípios já contam com o “Bom de Bola, Bom na Escola”: Campo Grande, Iguatemi, Aquidauana, Fátima do Sul, Maracaju, Sonora, Jardim, Porto Murtinho. Os próximos a receberem o projeto são os municípios de Dourados, Três Lagoas, Aparecida do Tabuado, Nioaque, Corumbá e Nova Andradina.

ID Jovem


O ID Jovem é um recente programa do governo, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos. Além do benefícios de viajar de graça para cidades fora do estado, os jovens terão outros benefícios como descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico no Brasil.
Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda família seja de até dois salários mínimos, e possua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal atualizado. O cadastro da ID Jovem é feito por meio de aplicativo de celular, através do número de seu NIS.


A identidade garante desconto de 100% na compra de passagens rodoviárias, ferroviárias e também em embarcações, que realizem trajetos interestaduais, ou seja, de um estado para outro.
É bem interessante para jovens e adultos de classe baixa do Brasil, que desejam aproveitar algumas opções de lazer mais baratas e até mesmo gratuitas. E para aprender mais sobre o ID Jovem, hoje estaremos falando um pouco mais de como funcionam as viagens interestaduais gratuitas do programa.
O Cadastro Único Iguatemi – MS é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo, sem ele você não terá acesso ao Bolsa Família, por exemplo. Então, para você que está querendo fazer o CadÚnico em Iguatemi – MS, confira agora todas as informações que você precisa saber.



O CadÚnico é um instrumento essencial para a superação da pobreza, pois possibilita a identificação do grau de vulnerabilidade das famílias cadastradas e suas principais necessidades, viabilizando o planejamento e a implementação de políticas públicas e programas sociais específicos.

A pobreza e desigualdade social ainda é um grave problema no Brasil. Esse programas tem extrema importância no nosso país, já que mostra no nosso desenvolvimento para combater essa desigualdade e ajudar a situação de milhares de famílias.

Sem sombra de dúvidas os benefícios são diversos que a cidade de Iguatemi – MS disponibiliza, mas sem o CadÚnico é impossível ter acesso. E como muitas vezes não encontramos informações suficientes na internet, nós aqui do blog resolvemos preparar esse artigo e lhe trazer de forma completa tudo o que você precisa saber.
                       

2 comentários:

Pesquisar este blog