quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Desigualdade Racial


                                       


Mesmo com mais de um século após a abolição da escravatura, no Brasil ainda se ouvem ecos de um passado tão aterrorizante. A desigualdade racial ao invés do que muitos pensam, ainda é enorme. Grande parte da população negra, indígena e parda sofre com fantasmas do seu passado.
Por mais que esteja na Constituição Federal  que todo indivíduo é igual perante a lei, é preciso programas sociais como cotas para que os grupos desfavorecidos entrem nas faculdade pelo fato de que, na maior parte das vezes, os mesmos recebem uma educação de menos qualidade.
Atualmente, a desigualdade de oportunidade entre brancos e negros é vasta. Como o racismo está inserido culturalmente em nosso país, ele se expressa em diversas áreas. 

Violência                                                                                    

O índice de vulnerabilidade juvenil à violência, apontou que a taxa de jovens afrodescendentes assassinados por 100 mil habitantes é de 70,8 em 2012, enquanto dos branco é de 27,8. A cada doze minutos uma pessoa negra é assassinada no Brasil, e também são os que mais morrem em operações policiais.


Escolaridade                                                                          



Pesquisas mostram que a chance de um afrodescendentes ser analfabeto é cinco vezes maior que a de um branco. Outro dado a ser questionado é que de quatro pessoas que tem ensino superior apenas uma é negra.Os indígenas, por vários motivos, passam perrengues para perfurar a barreira do preconceito tentando garantir um bom futuro para seus filhos. Cerca de 20% de 12 a 17 anos não frequentam a escola.


Pobreza



70% da população negra vivem em extrema pobreza. Pessoas com pele mais claras representam 80% dos brasileiros mais ricos. Por inúmeras razões, os indígenas encontram tremendas dificuldades para conseguir um emprego digno, já que são vistos como preguiçosos e fracos. 18 %  vive em situação de extrema pobreza.


Medidas de combate ao racismo


O Brasil é um país racista e quem diz isso é a ONU, Organização das Nações Unidas “Os negros vivenciam discriminação racial e enfrentam severa desvantagem em relação aos outros brasileiros”.
Portanto, é preciso medidas imediatas para que esse problema pare de assolar todo o país. Sendo assim, a procura de informação é essencial para o início dessa luta contra a desigualdade racial. Pautada na Lei Afonso Arinos 1390/51, racismo é crime e deve ser combatido. 

Estudante: Sabrina Mantovani.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog